Combate ao câncer de esôfago

O câncer de esôfago foi responsável por 460 mil novos casosde câncer e 400 mil mortes no mundo em 2012. Qualquer comentário sobre aepidemiologia e fatores de risco dessa doença deve levar em consideração queela abrange dois tipos muito distintos de tumores: o adenocarcinoma e ocarcinoma epidermoide.

 

O subtipo adenocarcinoma vem apresentando um aumentoexpressivo em sua incidência nas ultimas décadas, principalmente nos paísesdesenvolvidos e no mundo ocidental em geral, devido à maior incidência dos seusprincipais fatores de risco: obesidade e doença do refluxo gastroesofágico(DRGE).

 

O carcinoma epidermoide representa até 90% dos casos decâncer de esôfago em áreas como norte do Irã e algumas regiões da China, sendotambém bastante frequente em algumas regiões na América Latina, como Argentina,Uruguai e no sul do Brasil. Juntas, essas regiões formam o que chamamos de"cinturão do câncer de esôfago", e em comum dividem o hábito daingestão de líquidos em altas temperaturas (chás entre os orientais e ochimarrão entre os sul-americanos).

 

Em um estudo de caso-controle publicado em 2009 na BritishJournal of Medicine feito com a população iraniana mostrou um risco 2 vezesmaior de câncer de esôfago entre aqueles que ingeriam chá com temperatura entre60-64ºC, e até 8 vezes maior quando a temperatura era superior a 65ºC.

CURTA NOSSA PÁGINA

CONTATO

(11) 4894-8398

CONTATO@AGPLASTICOS.COM.BR

 
AG PLÁSTICOS - INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Travessa João Sebastião Bianco 166 - 13.255-151 - Itatiba - SP
sac@agplasticos.com.br - (11)4894-8398
rolex replica sale | rolex replica uk | audemars piguet replica | tag heuer replica sale